Teoria Cientifica De Administra O De Taylor
(IDEALIZADOR E FUNDADOR: Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) engenheiro mecânico – norte americano.)
- Os eventos ocorridos na segunda metade de séc. XIX foram motivações do estudo da administração cientifica. No intuito de solucionar problemas específicos nas organizações para orná-las mais eficientes, eficazes, portanto efetivas.
- Ocorreu a 2° revolução industrial – momento em que as economias europeia e norte-americana migraram do artesanato e agricultura para a produção por meio de grandes indústrias.
- Aumentava as fábricas e os problemas cresciam, abarrotavam-se de pedidos a serem atendidos, operários, ex-artesãos, sem qualificação. Resultados operavam a beira do caos, sem método de trabalho.
- Surge à administração cientifica, para atender a essa necessidade, visando aplicar métodos científicos no ambiente fabril.
- Sua preocupação foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio de Taylor as indústrias na época sofriam 3 males a ser combatidos:
* A vadiagem sistemática do funcionário
* O desconhecimento das rotinas de trabalho pela gerência.
* Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.
(Ou seja: Os operários reduziam a produção a cerca de 1/3 do que seria normal para evitar a redução das tarifas de salários. Acreditavam que, quanto maior fosse o rendimento do homem e da máquina, maior seria o risco de ficarem desempregados, por isso desenvolviam aversão ao trabalho).
- Assim Taylor realizou o seu mais importante trabalho: “O estudo de tempos e movimentos”.
* Para que a indústria ser capaz de pagar salários justos e reduzir custos unitário de produção, seria necessário estabelecer permanente controle das atividades fabris por meio de processo padronizados, além de funcionários especializados e treinados, movimentos inúteis foram descartados; Os indispensáveis foram aprimorados e padronizados; visou minimizar o esforço humano no