teoria burocratica
Nome do aluno
SISTEMA BUROCRÁTICO
Nome do aluno
SISTEMA BUROCRÁTICO
Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Tecnologia em Logística.
Prof.ª
O sistema burocrático resumidamente falando, se define por ser o processo administrativo como padrão de normas previamente estabelecidas dentro de uma empresa onde diversas situações são padronizadas com o intuito de minimizar ao máximo os problemas, principalmente aqueles que são causados por descuido.
Portanto com a adequação de métodos e metas seguindo a hierarquia na divisão do trabalho, se torna uma ferramenta crucial para o administrador, ou seja, mesmo que se trate de um processo formal de descrição das atividades, é ele que da margem para a execução do mesmo de forma a gerar maior produtividade, menos inconvenientes, maior qualidade de serviço e de produto final. É claro que a aplicação do método deve ser dosada na medida a não causar a instituição problemas como o “burocratismo”.
Porém entre suas vantagens estão: racionalidade, precisão na definição do cargo e na operação, rapidez nas decisões, univocidade de interpretação, uniformidade de rotinas e procedimentos, continuidade da organização, redução de atrito entre as pessoas, constância, confiabilidade, benefícios para as pessoas.
A união dessas vantagens faz com que a empresas consiga estabelecer metas e objetivos com a máxima certeza e segurança, pois a partir desse processo não se encontra em meio à produção possíveis imprevistos e, mesmo que haja algum problema, já seria previsto antes e conseguinte a solução será preparada antes que ele surja ou até mesmo é possível vetar o mesmo antes.
Mesmo discorrendo de todas essas vantagens temos que considerar a parte onde o processo pode afetar direta ou indiretamente a instituição que são classificados como disfunções da burocracia que são: internalização das