eng. civil
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física Geral e Experimental I do curso de Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho, sob orientação do Prof. Edson Dias.
Amanda Moura
André Ribeiro
Anderson Santos
Balbino Alves
Carlos Roldão
Eduardo Alberto
Giovanna Almeida
Gustavo Marques
Isabel Sá
RESUMO:
Esta prática tem como objetivo mostrar um corpo dentro de um líquido viscoso que está em um plano inclinado de 15° para testar a sua resistência ao líquido, medindo quanto tempo a esfera percorre o plano de 400 mm. Também foi medido o tempo de uma bolha de ar, mas somente para efeitos comparativos. Com o tempo das duas cronometrado, chegou-se a velocidade média de cada um.
1. INTRODUÇÃO:
Plano inclinado é aquele em que uma superfície forma um ângulo qualquer com outra superfície horizontal. Para que um objeto escorregue sobre uma superfície plana dependerá da força que lhe é aplicada e da intensidade da força de atrito, que se opõe ao movimento.
É de grande valia estudarmos o movimento sobre um plano inclinado, pois ele faz parte do nosso dia a dia, e que muitas vezes não atentamos para isso. Por exemplo: descida ou subida de uma escada ao percorrer um trajeto em uma rua que tenha uma determinada inclinação.
Colocando-se um liquido viscoso no interior de um tubo e inclinando o tubo, um corpo de prova dentro do tubo terá que vencer a resistência do líquido e pode inclusive descer com velocidade constante.
Neste experimento, iremos medir a posição e o tempo de encontro de dois móveis em MRU, que se deslocam em sentidos opostos.
2. OBJETIVOS:
Calcular a velocidade média de um móvel em MRU;
Escrever a função horária de um móvel em MRU;
Resolver sistema de equações que determina um instante e a posição de encontro de dois móveis em MRU;
Determinar graficamente a posição de encontro, sobre a mesma trajetória de dois móveis em MRU.
3. MATERIAL:
01