Teoria behaviorista
NúCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET
POLO RIO PARNAÍBA – MA pROFESSOR : PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TAREFA 01
CURSISTA: FERNANDA ALVES DO NASCIMENTO
Cada professor tem seu método de ensino, mas alguns se acomodam ficando parados no tempo, acham que a sua função é só informar e esquecem que vão formar pessoas. O caminho da aprendizagem é repleto de diferentes formas e as abordagens são diversas, cheias de inovações e ocorre durante toda a vida. O professor precisa conhecer as necessidades de seus alunos, para melhor entender o comportamento e utilizar a motivação para melhorar o desempenho dentro da sala de aula. É a motivação que permite certa estabilidade, perseverança, associada aos altos desempenhos. O trabalho dentro da sala de aula no processo ensino aprendizagem favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos; Os professores precisam desenvolver sua sensibilidade em relação aos sentimentos e atitude infantis.
Portanto, a compreensão da teoria Behaviorista ajuda o professor a entender melhor o comportamento dos alunos à resposta do ambiente, reforçado por um estimulo que o leve a modificação do comportamento indesejado a partir da instrução programada, o reforçamento positivo ocorre quando a presença de um estimulo aumenta a possibilidade de determinada resposta. Na medida em que a escola der a cada um a possibilidade de se desenvolver em direção a seus objetivos particulares, o interesse pela matéria será maior.
Só crescemos e nos desenvolvemos na medida em que estivermos abertos a novos conhecimentos, na medida em que estivermos dispostos a modificar nossas opiniões, nossas crenças, nossas convicções.
Frase de Skiner “Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade