teoria as relaçoes humanas
A origem da teoria das relações humanas
Primeiramente vamos entender o que é relações humanas: é criar vinculo, seja ele por semelhança, referência, analogia entre coisas diferentes, fazer amizade, trocar conhecimento, manter relações, etc.
Surgida nos EUA, graças ao desenvolvimento das ciências sociais, como a psicologia e a sociologia, e também como consequência das conclusões obtidas nas experiências de Howthorne, desenvolvida pelo sociólogo australiano Elton Mayo e seus colaboradores, em uma fabrica de Chicago,EUA. A teoria das relações humanas foi basicamente um movimento de reação opositora à teoria clássica, que buscou humanizar e democratizar a administração.
Com o advento de tal teoria, uma nova linguagem passa a dominar o repertorio administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, humanização, etc. E os princípios clássicos passam a ser contestados. O engenheiro e o técnico abrem espaço para o psicólogo e o sociólogo. O método e a maquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sobre um ângulo diferente, a ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. A teoria das relações humanas criou forças com a depressão causada pela queda da bolsa de valores de Nova York e 1929, com a crise as ideias da teoria clássica até então utilizadas foram contestadas, foi então que as novas ideias trazidas pelas escolas de relações humanas se fortaleceram, com uma nova perspectiva para a recuperação das industrias. Então se começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. As três principais características são:
O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo o comportamento é simples e mecânico;
O homem é ao mesmo tempo guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica;
Todos os homens possuem necessidades de segurança, aprovação social, afeto, prestigio e auto- realização;
As criticas:
Era uma oposição cerrada a teoria