Teorema de Tales
Tales de Milito nasceu em torno de 624 a.C. em Mileto , Ásia Menor, hoje Turquia, em torno de 547 a.C. morreu aproximadamente com 78 anos em Mileto. É descrito em algumas lendas como homem de negócios. Aprendeu Geometria com os egípcios e atribuiu-se a ele varias descobertas de fatos importantes da matemática.
Se Tales escreveu alguma obra, não resistiu ao tempo, no entanto, informações sobre sua historia passaram de geração em geração e ele era considerado um grande matemático e filosofo. Muitas de suas realizações ficaram conhecidas posteriormente nas obras escritas por historiadores gregos com Heródoto.
Acredita-se que em uma viagem a Babilônia estudou o resultado que conhecemos como “Teorema de Tales”, no qual um ângulo inscrito num semicírculo é um ângulo reto. A ele também se devem outros quatro teoremas fundamentais:
- um círculo é bissectado por um diâmetro;
- os ângulos da base tem um triangulo isósceles são iguais;
- os pares de ângulos opostos formados por duas retas que se cortam, são iguais;
- se dois triângulos são tais que dois ângulos e um lado são iguais respectivamente a dois ângulos e um lado do outro, então, eles são congruentes:
Tales ainda foi mestre de um grupo de seguidores de suas ideias chamado “Escola de Jania” e foi o primeiro homem da História a quem se atribuíram descobertas matemáticas especificas, e como disse Aristóteles: “ para Tales a questão primordial não era o que sabemos e sim como sabemos”.
II – Definição de Conteúdo
- Razão
Um dos conceitos mais importantes da matemática é o de razão.
* A Razão entre uma quantidade e outra é o quociente da divisão da primeira pela segunda.
A razão entre dois números A e B é a relação A/B, onde a e b são números reais com b diferente de 0. Assim, conclui-se que razão é uma fração, a qual é utilizada no intuito de comparar grandezas.
A razão pode ser representada por uma fração, um número na forma decimal, porcentagem e até mesmo por uma divisão.
Exemplo: