TURISMO
DISCIPLINA: TURISMO E SOCIEDADE.
ALUNO: JOEL DA SILVA FERREIRA.
MATRICULA: 13117130077.
QUESTÃO ÚNICA – AULAS DE 1 A 5.
COM BASE NAS UNIDADES DE ANÁLISE ELEITAS COMO OBJETOS DA SOCIOLOGIA APRESENTE AS FORMAS DE EXPLICAÇÃO SOCIOLÓGICA NAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE DURKHEIM ( FATOS SOCIAIS ), WEBER ( AÇÃO SOCIAL ) E MARK ( MODOS DE PRODUÇÃO ) E REFLITA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DESSES CONCEITOS PARA O ESTUDO DO TURISMO COMO FENÔMENO SOCIAL.
DURKHEIM ( FATOS SOCIAIS )
PARA DURKHEIM OS FATOS SOCIAIS, PODEM SER DEFINIDOS COMO AS MANEIRAS DE AGIR, DE PENSAR E DE SENTIR QUE EXISTEM INDEPENDENTEMENTE DAS CONSCIÊNCIA INDIVIDUAS.
DURKHEIM DEFINE A ESPECIFIDADE DOS FATOS SOCIAIS A PARTIR DE TRÊS CARACTERÍSTICAS:
1 - COERÇÃO: REFERE-SE À FORÇA QUE OS FATOS SOCIAIS EXERCEM SOBRE OS INDIVÍDUOS, LEVANDO – OS A ACEITAR AS REGRAS DA SOCIEDADE EM QUE VIVEM.
2 - EXTERIORIDADE: AS REGRAS SOCIAIS, OS COSTUMES E AS LEIS EXISTEM ANTES DO NASCIMENTO DAS PESSOAS. SÃO PORTANTO, DOTADOS DE EXISTÊNCIA EXTERIOR AOS INDIVÍDUOS.
3 - GENERALIDADE: É SOCIAL TODO FATO QUE É GERAL, OU SEJA , QUE SE REPETE NA MAIOR PARTE DOS INDIVÍDUOS. DESSA MANEIRA, OS FATOS SOCIAS POSSUEM UMA NATUREZA COLETIVA COMO AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA FAMÍLIA, DE COMUNICAÇÃO, DE HABITAÇÃO, DE SE VESTIR E ETC.
WEBER ( AÇÃO SOCIAL )
COM BASE NAS PARTICULARIDADES COLOCADAS, ACERCA DA AÇÃO SOCIAL, CHEGAMOS AO QUE WEBER CLASSIFICOU COMO FORMAS OU CATEGORIAS DE AÇÃO SOCIAL. ASSIM TEMOS:
1 – AÇÃO SOCIAL EM RELAÇÃO AOS FINS. NESTE TIPO , AS AÇÕES SÃO DETERMINADAS PELA EXPECTATIVA NO COMPORTAMENTO, TANTO DE OBJETOS DO MUNDO EXTERIOR COMO DE OUTROS HOMENS, SENDO QUE O SUJEITO DA AÇÃO UTILIZA ESSAS EXPERIÊNCIAS COMO CONDIÇÕES OU MEIOS PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO, QUE FOI RACIONALMENTE AVALIADO E PERSEGUIDO. POR EXEMPLO: TRABALHO EM EQUIPE.
2 – AÇÃO SOCIAL EM RELAÇÃO AOS VALORES. SÃO AS AÇÕES DETERMINADAS PELA CRENÇA CONSCIENTE EM VALORES QUE PODEM SER