Teorema de tales
Um pouco da sua história… Tales de Mileto foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental. De ascendência fenícia nasceu em Mileto, antiga colónia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial. Numa das suas viagens ao Egipto, foi lançado a ele um desafio pelo Faraó e toda sua corte: “ Você conseguiria medir a altura de uma das pirâmides de Quéops?
Como Tales calculou a altura da pirâmide? Segundo as história, Tales fincou uma vara vertical no extremo da sombra projetada pela pirâmide, formando no solo dois triângulos semelhantes, aplicando seus conhecimentos de proporcionalidade e sabendo que a razão entre a altura de um objeto e o comprimento da sombra que esse objeto projeta é sempre a mesma para quaisquer objetos, ele obteve o valor da altura da pirâmide.
Semelhança de triângulos… Tales calculou a altura da pirâmide através da semelhanças dos triângulos f ormados pela projecção das sombras da pirâmide e da vara, e com isso verificou que os dois triângulos possuiam ângulos respectivamente congruentes.
As utilidades do Teorema de Tales O Teorema de Tales possui diversas aplicações no quotidiano, como por exemplo descobrir a altura de um prédio, de uma casa, de uma árvore ou distâncias inacessíveis, para todos estes exemplos podemos recorrer ao “Teorema de