Oligoqueta e poliqueta
Todos os Oligochaeta são hermafroditas, podendo reproduz-se sexuadamente ou assexuadamente.
Poliqueta é uma classe de anelídeo que inclui cerca de 8.000 espécies de vermes aquáticos, sendo que as cerdas lhes cobrem o corpo. A grande maioria das espécies é típica de ambiente marinho, mas algumas formas ocupam ambientes de água doce ou salobra. Podem ser de vida livre (rastejadores ou pelágicos) ou sedentários (cavadores, tubícolas ou perfuradores); porém, nem sempre é possível distinguir o hábito de vida. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são iridescentes.
Os poliquetas são os únicos entre os anelídeos que secretam e vivem dentro de um tubo que pode ser aberto em uma ou ambas as extremidades e parcialmente enterradas no substrato ou aderidas a superfícies, podendo viver permanentemente em seu tubo ou ele pode abandonar, caminhar para outro lugar e secretar um novo tubo. O material dos tubos é uma proteína fibrosa que tem aparência e a textura de celofane, pergaminho ou seda.
Os tubos são protetores, mas também possuem outras funções. Para alguns poliquetas, o tubo é uma toca que o animal emerge e captura presas que passam pelo local. Alguns poliquetas incubam seus