Teorema de pitágoras
Professora: Renata Marcone
Estagiária: Lúcia de Freitas
Escola: Marina Vasquez
Introdução
Desenha-se na lousa uma linha horizontal na parte superior que a tomará em todo comprimento, posicionando o ponto médio como nascimento de Cristo, extremo esquerdo como 3.000 a.C e extremo direito como 2012 d.C. Pedir-se-á a um aluno que localize 500 a.C., período provável do teorema e formação dos pitagóricos. Serão grafados o cetro faraônico e o pentagrama pitagórico nos devidos pontos pelo expositor.
Tempo previsto
02 aulas.,
Objetivo
.Demonstrar que através de medidas específicas é possível construir o ângulo de 90º graus.
A relação das proporcionalidades dos lados com ângulo reto e este com lados o triângulo ocorrem em movimentos distintos da história do Homem. A contextualização histórica será Âncora para introdução do tema.
Conteúdos
Far-se-á exposição das proporcionalidades do triângulo retângulo,
.Demonstrar que a partir de um Ângulo de 90º obtém a proporção pitagórica não importando a medida dos lados do triângulo.
Apresentar-se-á o modelo geométrico ratificando o aluno que o quadrado de uma medida representa a área de um propriamente desenhado. E então apresenta-se a forma algébrica, identificando separadamente os catetos.
Metodologia
1ºAula:Será dividido a sala em grupos que receberá um kit de papel com prismas de base quadrado associados a um prisma com base de triângulo retângulo e encher os dois menores prismas quadrados com feijão e despeja-lo no maior para provar que a soma das quantidades dos menores corresponde ao maior. Posteriormente apresenta-lo a sala destacando não conhecer a medida dos lados do triângulo.
2ºAula:Os grupos receberão uma folha com exercícios de fixação que deverá ser entregue para avaliação cognitiva de cada aluno.
Avaliação
O aluno deverá compor um texto narrativo/descritivo sobre o conteúdo a ele explanado, com a seguinte proposta:
Como