O marketing em pernambuco
MARTA MARIA DA SILVA
ORIENTADOR: PROF. FORTUNATO COEHN
Resumo
Este trabalho apresenta o marketing no Estado de Pernambuco focado no mercado Imobiliário. O mercado imobiliário de Pernambuco está vivendo, com certo atraso, o mesmo boom de lançamentos e vendas que atingiu o país no ano passado. Há opções para todos os bolsos, oferecidas por construtoras tradicionais que se voltam para novos públicos e grandes empresas que, capitalizadas por IPOs nas bolsas, associam-se às locais que já dominam a área para conquistar clientes. Mas a oferta de crédito imobiliário dos bancos aos consumidores é o principal responsável pelo aquecimento.
Palavras chave: Marketing, Pernambuco, Mercado Imobiliário.
1. Introdução
O recente ciclo de crescimento da economia, as políticas de valorização real do salário mínimo, a redução no nível de desemprego, etc., tem agregado poder de compra a um novo grupo de brasileiros ditos “emergentes” que com maior poder de compra nutre o sonho da casa própria. Tal propensão ao consumo tem elevado a demanda por habitação, aquecendo o mercado. Por outro lado, o governo visando à redução do déficit habitacional e indução do crescimento econômico tem facilitado o crédito para a habitação.
O resultado desta equação é: um grande número de obras pelos quatro cantos do Brasil, preços de imóveis e de insumos da construção civil em alta, e escassez de mão-de-obra qualificada. Ou seja, o mercado da construção civil está aquecido em todo o País.
Em recife, a despeito das previsões de redução do nível de atividade econômica em 2011, o setor de construção civil e em especial o mercado imobiliário devem continuar aquecidos. Uma boa parte destes consumidores nutre o sonho da casa própria, enquanto que outro grupo 16,3% já possui algum tipo de imóvel.
O crescimento do mercado imobiliário e o aumento da renda das famílias contribuíram para que o setor de móveis em Pernambuco viva um bom momento.
2. Marketing
O