Teor de Álcool na gasolina
Está massa obtida no final é um tipo de cola pode ser usada para vedação de canos, reparos em telhas, colagem de plásticos e madeiras. Cuidado a cola é altamente inflamável e pode demorar até 48 horas para secar dependendo da quantidade aplicada.A gasolina e uma mistura de hidrocarbonetos, obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização adicionava-se álcool anidro a gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é homogênea (Monofásica), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, Etc.). Já a mistura água gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contem álcool) é misturada a água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: Gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água, porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito “semelhante dissolve semelhante”: Substancias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
O teor porcentual (volume a volume) de álcool na gasolina, T% pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:
T% = (V álcool / V inicial gasolina) ‘100%
Onde:
V álcool =10,0ml - V final gasolina
Note que na última fórmula, o volume 10,0 ml se refere ao volume inicial da mistura gasolina álcool (se este volume for alterado, a fórmula tem que ser modificada de acordo).
Objetivo: Determinar o teor de álcool na gasolina comercial e verificar se a mesma está dentro das especificações legais com relação a essa mistura.
Materiais e reagentes
Água
Gasolina
Proveta de 50 ml
Rolha para tampar a proveta
Pipeta de 10 ml
Procedimento Experimental
Usando a pipeta coloque 25 ml de gasolina na proveta e em seguida coloque 25 ml de água e tampe a proveta com a rolha. Agite