teologia
Etimologicamente a palavra "teologia" vem do grego Theos, que significa Deus; e logia, cujo sentido é descrição, estudo. Assim, teologia seria o estudo de Deus, ou talvez, o estudo das coisas divinas. De maneira mais ampla, podemos dizer que ao falar de fé, crença ou, de maneira mais específica, do estudo das Sagradas Escrituras, estamos falando de teologia.
Os teólogos cristãos não pretendem compreender tudo sobre Deus de maneira exata e minuciosa. Qualquer tentativa nesse sentido será frustrante, pois Deus é maior que qualquer empreendimento humano no presente, no passado e no porvir. Contudo devemos buscar entender, dentro dos limites da revelação bíblica, aquilo que é importante para a vida espiritual daqueles que professam a fé no Filho de Deus ressurreto.
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei." Deuteronômio 29:29
Esse trabalho é de fundamental importância para todo aquele que quer servir a Deus em espírito e em verdade (João 4:24). A tradução da Bíblia, os mais diversos estudos e livros, a produção de conteúdo e materiais que servem de alimento espiritual para milhões são oriundos do trabalho de pessoas que se dedicam a estudar diversas disciplinas que compõem a teologia.
Não teríamos Bíblias em português, por exemplo, se não fosse o trabalho criterioso e sistemático de teólogos que verteram o hebraico e o grego para o idioma de Camões. Materiais como