teologia e outros saberes
PUC-SP - DIREITO
TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO II
TEOLOGIA E OUTROS SABERES
Uma introdução ao pensamento teológico
(João Décio Passos)
Compreendendo a realidade como valor
A vida de um ser humano e a sua relação com outros seres humanos tem como base os valores. Esses valores na vida motivam e direcionam suas ações e nas relações articulam meios e fins, ainda que, muitas vezes, certos meios sejam afirmados como neutros, sem vínculos com finalidades externas às suas estratégias e técnicas, capazes de produzir efeito eficazes por si mesmos e, portanto, capazes de atingir seus objetivos operacionais. A ação orientada por valores se dá no interior de um processo de compreensão da realidade.
A construção das diversas formas de conhecimentos dos mitos mais arcaicos à ciência de ponta, destina-se a alguma forma de intervenção na realidade, intervenção sempre motivada e direcionada por valores.
As ciências modernas no momento de sua fundamentação teórica e metodológica e de sua execução, dispensam a consciência e a explicitação dos valores. Pois, pela sua exatidão e eficácia conseguem explicar sua fundamentação, sem utilizar os pressupostos éticos. A teologia pode ser vista como um tipo de ciência engajada que busca, precisamente, articular valores e conhecimento da realidade. Ela não só expõe seus pressupostos de fé, mas também os assume como objeto de investigação. A regra fundamental é a articulação entre a fé e a razão. A teologia bisa, portanto, oferecer um conhecimento valorativo da realidade ao afirmar o que a realidade é e o que a realidade deve ser; faz coincidir, nesse sentido, a ética com a ciência, os meios e os fins. Uma crítica teológica das ciências busca, pois, expor os vínculos necessários entre o agir cientifico e a destinação das ciências.
1. As ações visando a valores
“As ações humanas têm sempre um direcionamento para objetivos imediatos e