Teologia e outros saberes
1. Dados do texto:
João Décio Passos. Teologia e outros saberes. Uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010.
2. Apresentação das ideias principais do texto:
Capítulo II, Parte I: A teologia e os desafios do futuro (pp. 50-64).
- O futuro sempre foi colocado pelo ser humano como tempo de realização de todas as aspirações de busca de felicidade.
- As religiões apresentam cosmovisões (visões de mundo) escatológicas que transferem para um tempo pós-histórico da realidade humana em plenitude. Na perspectiva religiosa, a concretização plena das aspirações humanas e da busca de felicidade só realizará plenamente na vida pós-morte.
- O pensamento moderno procurou descartar a concepção religiosa da história e apresentar o futuro como uma possibilidade de realização ainda nesta vida. Os vários projetos históricos desenvolvidos na modernidade afirmam que é possível construir um futuro melhor para todos.
- Hoje podemos identificar diferentes expectativas de futuro: desejo de realizar no aqui e no agora aquilo que se espera do futuro; busca de alternativas reais de concretização da felicidade futura; busca de realização do futuro apenas no plano individual; a busca por realizar a felicidade futura através de projetos políticos e sociais e a preservação de visões de mundo oriundas de tradições religiosas.
1. Os projetos da modernidade: em busca do futuro
- Definição de modernidade apresentada pelo autor: “Por modernidade entende-se exatamente o tempo recente, como consciência do tempo presente que revê o passado e prepara o futuro. Portanto, uma etapa da história que sucede a supera a anterior” (p. 52)
- Nos tempos modernos, aquilo que consideramos como modernidade apresenta-se para nós como: uma nova etapa da história humana como superação dos limites humanos; uma etapa de domínio pleno do ser humano sobre as forças da natureza e da sociedade; uma nova situação social baseada em