teologia liberal
Nesse trabalho iremos aborda dois temas que no seu desenvolver estarão correlacionados, dessa forma destacaremos suas principais características, seus conceitos e principalmente seu ideal de cada um.
Assim ainda iremos apresentar que vários filósofos como Platão, fazem menção ao termo teologia como à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia feita por seus conterrâneos.
A presente pesquisa visa apresentar os pontos principais entre a teologia liberal e a teologia progressista, fazendo com que as mesmas dialoguem entre si, para que no final tenhamos um parecer sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
1. Teologia
Segundo alguns autores o termo teologia, em seu sentido rigoroso, é o estudo sobre Deus (do grego θεóς, theos, "Deus"; + λóγος, logos, "palavra", por extensão, "estudo"). Como ciência tem um objeto de estudo: Deus. Porém como não é possível estudar diretamente um objeto que não vemos e não tocamos, estuda-se Deus a partir da sua manifestação. No Cristianismo isto se dá a partir da revelação de Deus na Bíblia. Por isso, também se define "teologia" como um falar "a partir de Deus" segundo Karl Barth.
Dessa forma ao iniciarmos o estudo da teologia nada mais estaremos fazendo do que o estudo profundo sobre o criador, e assim começarão os conflitos entre ciência e religião, haja vista que a principal discussão entre ambas trata-se sobre a criação do mundo. Porém esse não será o tema principal deste estudo. Falando sobre este tema descobriu-se que alguns filósofos como Platão e Aristóteles relacionavam comentários sobre o assunto abordado, destacaremos aqui com diálogo que Platão fez no seu Livro A República, para fazer referência a à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia feita por seus conterrâneos. Algum tempo depois, Aristóteles utilizou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados: