Contratar Amigos
CURSO DE CONVALIDAÇÃO DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
1ª AULA: 23/09/11 – TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Professor: Ronaldo Cavalcante (mora em Anápolis)
A teologia contemporânea apresenta dois aspectos: Históricos e Filosóficos. Foi recorrido aos aspectos históricos até chegar à teologia contemporânea a partir do século XIX até o século XXI.
Iremos recorrer aos aspectos históricos e numerá-los. Antes vamos pontuar dois aspectos importantes.
A Teologia Cristã abrange a Teologia Católica, Ortodoxa e a Protestante. Surgiu como resultado do encontro entre o pensamento hebraico/judaico com o pensamento helênico (grego) no Séc. II em diante.
Como é possível produzir um pensamento teológico? Por que existe? A teologia é um encontro final de duas realidades: O pensamento judeu/hebraico e o pensamento grego.
Os mercadores e viajantes levavam e traziam idéias (às vezes coleções inteiras de pensadores famosos da época). Pontos de contatos entre uma cultura e outra.
No Séc. II, no ano 180 em diante houve um encontro maciço com a cultura cristã. Filósofos gregos se converteram e alguns largaram a filosofia grega, mas, outros, tentaram conjugar alguma coisa.
Jerônimo, ao se converter, abdicou de tudo; outros, redirecionaram seus pensamentos.
A Teologia é um encontro final de duas realidades. Você vai ver filósofos gregos defendendo a fé cristã. Isto era praticamente impossível antes.
Exemplo bíblico disto: Apóstolo Paulo. O encontro maciço ocorreu a partir do século dois em diante.
No século I temos a morte e ressurreição de Cristo, até o ano 100 aproximadamente havia um ambiente doméstico judaico. 99% dos convertidos eram judeus. Pedro em seu discurso usou o profeta Joel – “... vossos filhos terão visões...”. Em época de festas os judeus da diáspora iam até Jerusalém para celebrar.
Já no século II não existia mais nenhum apóstolo vivo. Então, a partir do 2º século não se tem mais um ambiente doméstico. Se nas geravam mais o