Responsabilidade Social
RESUMO
Em uma época em que as relações societárias, nos diferentes matizes, passam por profundas e rápidas transformações, tornando ainda mais explícita a gravidade dos problemas sociais, torna-se inevitável a aproximação das empresas a essas questões. Nessa perspectiva, a Responsabilidade Social das Empresas e o Balanço Social despontam como instrumentos de ação e divulgação dessa aproximação, evidenciando a atuação social das empresas no que se refere a sua atuação na área social. A “responsabilidade social” é tema atual, pois as empresas, além de serem agentes de promoção do desenvolvimento econômico com o objetivo de produzir riqueza, são também agentes sociais e, como um dos componentes da sociedade, devem prestar contas das ações por elas desenvolvidas, já que a sociedade, cada vez mais, exige resposta aos problemas socioeconômicos decorrentes do desempenho operacional das organizações.
Palavras-chave: Responsabilidade Social. Compromisso Social. Ética na empresa.
1 INTRODUÇÃO
A Responsabilidade Social das Empresas teve origem no século XIX seguindo uma direção oblíqua, ou seja, a filantropia corporativa. Segundo alguns autores de “Administração”, dentre eles James Stoner e Edward Freeman (1999, pág. 72), naquela época, investir na imagem era dirigido pelos princípios da caridade e da custódia e visava único e exclusivamente ao elevado lucro em favor dos sócios.
Na realidade contemporânea observa-se o processar de inúmeras modificações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, adaptam-se ao aparecimento de novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações.
Mas, deve-se destacar-se que a idéia de responsabilidade social propriamente dita incorporada aos negócios é, portanto, é recente. E, com esse surgimento as empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
A existência de uma consciência empresarial responsável é