EMPREENDEDORISMO

2471 palavras 10 páginas
Sistemas de Franquias
Os sistemas de franquias é direcionado para duas partes distintas e complementares. Por um lado o franqueador, um empresário que deseja expandir seu negócio, identifica o sistema de franquias como alternativa interessante. Por outro lado o franqueado, em sua maioria um pequeno investidor que pretende montar o seu próprio negócio, e vê o sistema de franquias como uma oportunidade segura e de fácil aceitação da maioria da população, já que a marca é consolidada no mercado.
É um sistema de venda de licença no qual o franqueador (detentor da marca), cede ao franqueado (que tem a autorização de utilizar a marca do franqueador), o direito do uso da marca, infraestrutura, direito de distribuição exclusiva dos produtos, fornecedores conhecidos pela empresa e alguns outros serviços. Em alguns casos, o franqueador cede ao franqueado o direito do uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos pelo franqueador. O franqueado investe e trabalha na franquia, e paga parte do seu faturamento mensal para o franqueador sob a forma de royalties.
As gerações dos sistemas de franquias
A primeira geração, foi caracterizada por possuírem apenas a licença restrita de direitos de uso da marca e distribuição do produto, com ou sem exclusividade. Há pouco ou quase nenhum suporte operacional e mercadológico.
Na segunda geração, os franqueados recebem algum tipo de suporte para a operação do negócio. Geralmente eram direcionados a comprarem produtos de determinado fornecedor homologado que garante a qualidade dos produtos a serem vendidos e revendidos. Quando o franqueador fornece os produtos aos franqueados sua remuneração é embutida nos preços dos produtos.
Na terceira geração o suporte operacional do franqueador e há monitoramento da operação dos franqueados, para que estes permanecem dentro de padrões pré-definidos. Esses padrões existem por expressarem de forma prática elementos que levam o negócio em questão ao

Relacionados