Estudos
1 Precursores
(indique os teóricos que influenciaram os principais autores) Wilhelm Wundt e Kulpe
2 Principais autores Edward Bradford Titchener
3 Conceitos e definições propostos – (apresente pelo menos cinco Conceitos/ definições teóricas) Os conceitos de Titchener eram os elementos ou conteúdos mentais e na conexão mecânica. Mas seu enfoque estava nos elementos e para o mesmo, a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. Modificou o método introspectivo de wundt. Ele se aproximou mais de Kulpe, designando o método de introspecção qualitativa. Apresentou três propostas básicas para a psicologia: Reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples, determinar as leis da associação desses elementos da consciência e conectar os elementos às suas condições fisiológicas. Titchener era reducionista, elementarista e mentalista.
4 Métodos de estudo
(como eram realizadas as pesquisas) Titchener programou seu laboratório, conduziu pesquisas e escreveu artigos acadêmicos, publicou mais de 60 trabalhos. Orientou mais de 50 doutorandos em psicologia. Objetos de estudos era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações. Um dos métodos usados era a introspecção: O indivíduo explora seus pensamentos e as sensações, para obter informações sobre determinadas experiências sensoriais.
5 Campos de aplicação
(exemplos onde pode se observar a aplicação da teoria na prática profissional/cotidano) Psicologia industrial ou organizacional.
6 Análise crítica pessoal De acordo com a minha análise sobre o estruturalismo, a minha crítica está voltada para a introspecção que foi o ato pelo qual os alunos de Titchener fizeram para elaborar as suas pesquisas. A introspecção foi uma análise íntima e reflexiva que os alunos fizeram sobre eles mesmos.