Comunicaçao Empresarial
“Processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social.” Essa é uma das definições de comunicação expressas no dicionário Aurélio. A partir dela, podemos afirmar que a comunicação será utilizada quando estiverem duas ou mais pessoas envolvidas. Como as empresas são um espaço que englobam muitas pessoas, essa pratica é utilizada em larga escala, seja ela de maneira correta ou não. Lembrando que a comunicação não depende somente de como ela será passada, mas também como ela será interpretada, pois as pessoas possuem origens e formações diferentes umas das outras.
Um exemplo que mostra bem a comunicação na empresa sendo aplicada de forma equivocada é a brincadeira do telefone sem fio, onde uma pessoa inicia falando uma frase no ouvido do colega, que fala no ouvido de outro colega, assim por diante ate o ultimo individuo. No final percebe-se que a frase dita no começo é, muitas vezes, diferente da dita no final. O que chega a ser engraçado. Mas numa organização uma informação distorcida pode comprometer a funcionamento da mesma. O que pode ser identificado na frase da Administradora Fernanda Vidigal: “Um bom sistema de comunicação é o que fará com que todos dentro da empresa trabalhem na mesma direção, focalizando os esforços para alcançar os mesmos objetivos.”
Há duas formas comunicação empresarial: a horizontal e a vertical. A primeira é realizada entre funcionários de mesmo nível. Já a segunda é feita por níveis de subordinação diferentes, podendo ela ser unilateral, onde o chefe simplesmente da as ordens e a bilateral, onde o chefe da as ordens e os funcionários podem dar sua opinião sobre o assunto. Sendo a bilateral a mais aconselhada para empresas, pois ela traz benefícios, como: melhoramento do desempenho dos funcionários, pois eles se sentem fazendo parte de algo maior dentro da organização, melhoramento na qualidade dos