Diluição em série
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS-DEBI
INTRODUÇÃO
Diluição é o procedimento de adição de uma substância a outra para reduzir a concentração de uma das substâncias. Expressa de outra forma, uma diluição indica a quantidade relativa de substancias em uma solução. O uso mais comum do termo ocorre no sentido de que "tantas partes de um material estão sendo diluídas em um número total de parte do produto final ( diluente + material)"
Uma técnica bastante usada é a diluição seriada, no qual consiste em sucessivas diluições da amostra, onde estas são separadas em série e que possuem um fator de diluição igual a 10. Este método é bastante útil para a recuperação de micro-organismos presentes em água, solo, sedimento e alimentos, bem como outros substratos similares. Podendo ser aplicada quando se quer definir, por exemplo, a população bacteriana ao longo do tempo, ou ufc de uma bactéria fito patogênica presente em um extrato obtido de uma amostra de sementes.
De cada diluição de Solução Salina (SS) correspondente (10-1 a 10-3), transferiu-se alíquotas de 1,0 mL em duas placas de Petri para cada diluição, onde se verteu de 15 a 20 mL do meio Agar Padrão de Contagem (APC). Após a homogeneização e solidificação do meio as placas foram incubadas, em posição invertida, em estufa com temperatura de 35°C/24-48 h para a contagem total de micro-organismos aeróbios mesófilos (SILVA et al. 1997; SIQUEIRA, 1995).
O método de contagem em placas é a técnica mais utilizada na determinação do tamanho de uma população bacteriana. Esse último método leva em consideração um “quesito” importante para a técnica de contagem, que é a quantificação de apenas células vivas. Pois, em determinadas circunstâncias, como aquelas em que se avalia as práticas higiênico-sanitárias, é preciso determinar a população de células viáveis. E, para