Tenis
Índice
Introdução
3
História do Ténis
4
Benefícios do Ténis
5
Equipamento e Campo
6
Movimentos e Técnicas
7,8
Regras Básicas
9,10
Principais Torneios e Atletas
11
Conclusão
12
Bibliografia
13
2
Introdução
No decorrer do CET – Animação Desportiva, na disciplina de desportos de raquete, adquirimos todas as bases mais importantes de Ténis, para que um dia mais tarde se optarmos podermos aprofundar mais sobre este desporto.
Com este trabalho dá-se a conhecer um pouco do que este desporto é bem como algumas das técnicas e regras fundamentais.
3
Histortia do Ténis
Como surgiu o tênis?
Alguns acreditam que ele surgiu como uma variante dos antigos jogos de bola praticados por egípcios, gregos e romanos. Outros acreditam que o ténis deriva de um jogo romano chamado
“harpastum”, que foi adaptado pelo país basco e recebeu o nome de “jeu de paume” porque a bola era batido contra um muro com a palma da mão.
No século XII, o "jeu de paume" difundiu-se por toda a França, com muitas modificações, tanto nas regras quanto na configuração dos campos. Ele deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o "longue-paume", que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde surgiu o "court-paume", jogo similar, jogado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática. As partidas eram disputadas em melhor de 11 jogos, saindo vencedora a equipa que fizesse primeiro os seis jogos.
Apenas no século XIV apareceu a raquete, invenção italiana, que tornou o jogo de "paume" menos violento e mais interessante, facilitando sua prática pelo resto da França. O desporto logo atravessou o Canal da Mancha e, já neste século, era muito conhecido em toda a
Inglaterra, tendo o Rei Henrique VIII como um de seus praticantes mais habilidosos.
Com o