Efeito de Estufa
Aquecimento global
O que é o efeito de estufa? O efeito de estufa é o aquecimento da
Terra,
ou seja, é a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera.
O efeito de estufa é um fenômeno natural, pois sem ele não haveria vida no nosso planeta, já que ele é necessário para a existência da vida por aqui- sem ele, o planeta seria cerca de 30ºC mais frio.
O efeito de estufa mantém aprisionado o calor necessário para que nós, seres humanos, não tenhamos de dormir de meias todas as noites.
Durante o dia, a Terra é aquecida pelo Sol e à noite perde o calor armazenado, tendo por consequência uma redução de temperatura.
Entretanto com a camada de poluentes presentes, o calor fica retido na Terra, provocando um aumento na temperatura média.
O uso da energia tem sido obtida sobretudo de combustíveis fósseis, como gás natural, petróleo e o carvão.
Essa utilização intensa dos materiais energéticos fósseis aliado à agricultura extensiva e outros factores que alteram a biosfera, tem resultado num acréscimo da concentração de gás carbónico na atmosfera. Embora automóveis e motas, produtoras de energia contribuam com, aproximadamente 5% do gás carbónico libertado em nações industrializadas, a devastação e queima de florestas tropicais como o Brasil é outro grande contribuinte.
As árvores funcionam normalmente como um depósito para o gás carbónico, carbónico após absorvê-lo, devolvem à natureza os resíduos de oxigénio.
Mas quando são derramadas e queimadas, o carbono que contem, tornam-se em poluentes- gases:
=>Dióxido de Carbono- combustão de petróleo e de carbono, de incêndios florestais.
=>Clorofluorcarbono- usado em aerossóis, pela indústrias de plástico e em aparelhos de ar condicionados e refrigeradores.
=>Metano- produzido pela actividade agrícola, principalmente em lavouras de arroz e na criação de gado. =>Óxido Nitroso- de indústrias de fertilizantes