Tendências Pedagógicas
PROFESSORA: Raquel de Oliveira Moraes
MATÉRIA: Fundamentos Filosóficos da Educação
TRIMESTRE: 3º trimestre
Tendências Pedagógicas
Cascavel – PR
2014
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO As tendências pedagógicas são de fundamental importância para o docente, principalmente as mais atuais, pois são elas que contribuem para um trabalho docente mais consciente. Quando o professor tem conhecimento dessas tendências ele consegue realizar uma prática mais significativa, que tenham sentido para os alunos. As tendências pedagógicas foram influenciadas pelo período cultural e político em que a sociedade se encontrava.
As tendências pedagógicas se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico, sendo elas as tendências liberais e as tendências progressistas.
Luckesi (2005) diz que pelo menos nos últimos cinquenta anos a educação tem se identificado muito com a tendência liberal. Quando falamos em tendências liberais o termo liberal presente no nome não significa que seja algo democrático ou aberto, mas sim a um estímulo a sociedade capitalista, sustentando assim a ideia que o aluno deve ser preparado para papéis sociais. Essa tendência se divide em quatro modelos, sendo eles:
TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL: A escola prepara o aluno intelectual e moralmente para o mesmo assumir o seu papel na sociedade. O professor é autoritário sendo o aluno apenas um receptor de conteúdo, assim a aprendizagem se torna mecânica, sem ser considerada as características de cada idade. O conhecimento transmitido é uma verdade absoluta e os conteúdos precisavam ser decorados.
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADORA PROGRESSISTA: essa tendência se centra no aluno que é considerado um ser ativo e curioso. O aluno é visto como um ser que só aprenderá fazendo sendo o professor apenas um facilitador para essa aprendizagem. Os conteúdos