Tendência Liberal Tradicional
Ana Tércia RA 1312511
Daniela Massolin RA 1313613
Janaína Nascimento Sousa RA: 1313771
Tendência liberal tradicional
A tendência liberal tradicional é caracteriza por meio do ensino humanístico, de cultura geral, onde o papel da escola é preparar o aluno para assumir sua posição na sociedade, compromisso com a cultura. O conteúdo de estudo esta voltado para a preparação deste aluno para a vida, apresentando os valores sociais acumulados do passado, direcionados pela sociedade e inseridas através da legislação, seguindo métodos de exposição e análise onde o professor observa alguns passos, tais como: preparação do aluno, recordação de matéria anterior, apresentação e associação. O professor transfere um conhecimento como verdade a ser adquirida, não abrindo espaço para debates ou questionamentos por parte dos alunos. Visa-se disciplinar a mente e criar hábitos e os conteúdos são distribuídos numa progressão lógica, estabelecida por um adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade, pois a criança é vista como um adulto miniatura e por este motivo, menos desenvolvida. Tendência que visa à linguagem como expressão de pensamento e prioriza a norma culta e a necessidade de regras para falar e escrever bem.
O aluno é educado para buscar realização através de seu próprio esforço, desta forma, “não considerando” as diferenças entre as classes sociais. Aqueles alunos com mais dificuldade devem esforçar-se para alcançar os outros alunos com mais facilidade de aprender, de forma que a transferência da aprendizagem depende do treino e aqueles que o desempenho não alcançar os objetivos impostos deverão seguir um ensino direcionado para o técnico.
A relação de professor/ aluno é formal, não têm relação com o cotidiano do aluno e nem com as realidades sociais, pois o professor é intitulado como autoridade / mestre e a disciplina é imposta para assegurar a atenção e o silêncio. O professor