sistema métrico e sistema imperial
Unidade Curricular: Cultura Arquitetónica 1º Semestre 2013
Unidades
As unidades de medição foram criadas para a medição da mesma grandeza física em diferentes locais. No início não era algo muito preciso pois cada lugar tinha os seus objetos e formas de medir/pesar algo. Agora as unidades de medição possuem leis e convenções para que existam padrões quanto à medição de uma determinada grandeza física.
Sistema Internacional de Unidades
O Sistema Internacional de Unidades (abreviado como SI) é a forma moderna do sistema métrico. É o sistema de unidades mais usado no mundo, tanto no comércio cotidiano como na ciência.
No SI, é possível distinguir dois tipos de unidades, as básicas e as derivadas. As básicas tratam-se de medidas simples de tempo, comprimento, massa, temperatura, quantidade, corrente elétrica intensidade de luz. As derivadas são constituídas por unidades de base, como a densidade é kg/m3.
Sistema métrico
O sistema métrico é um processo de medição decimal possuindo como base o metro e o grama. Tendo em conta o grande inconveniente que existia graças à subsistência de diferentes sistemas de medidas, mesmo em locais próximos, a Academia de Ciências de Paris decidiu, em 1792, incumbir aos professores Méchian e Delambre a função de criar um sistema métrico que fosse aceite universalmente. A unidade base escolhida foi o comprimento, medindo-se o arco do meridiano terrestre compreendido entre Dunquerque e Barcelona e elegendo a unidade principal como a décima milionésima parte do quadrante desse meridiano. A essa unidade deu-se o nome de metro.
Desde 1960, o Sistema Internacional de Unidades (SI), é o sistema métrico padrão reconhecido internacionalmente. Unidades métricas de massa, comprimento e eletricidade são amplamente utilizadas em todo o mundo, tanto no quotidiano como para fins científicos.
A principal vantagem do sistema métrico é que ele