O Sistema Internacional
O sistema internacional de unidades de medidas físicas atual, denominado de SI, deriva do sistema métrico concebido na época da revolução francesa de 1789. O grupo de cientistas que propôs o sistema métrico como sistema universal de medidas incluía Lavoisier.
Em 1960 a 11a. Conferência Geral de Pesos e Medidas adotou o nome (em francês) "Système International d'Unités ", cuja abreviatura é SI, adotado pela maior parte dos países do mundo, e baseado em 7 unidades básicas de medidas.
No período entre a proposta inicial francesa de 1693 e 1960,vários sistemas de medidas surgiram, ampliando a idéia original, pela inclusão de novas unidades e novas definições de unidades já estabelecidas. Isto se reflete na literatura científica(livros,revistas, congressos, etc.), ao longo do tempo, sob forma de resultado de medidas expressos em variados sistemas de unidades.(Ex.:sistemas cgs,MKS, etc.).O sistema SI substituiu estes sistemas anteriores e é mandatório ser usado em publicações científicas.
Na tabela abaixo estão enumeradas as sete unidades fundamentais do SI.
Quantidade
Nome
Símbolo
Comprimento
metro m Massa
quilograma kg Tempo
segundo s Corrente elétrica
ampére
A
Temperatura termodinâmica
Kelvin
K
Quantidade de Substância mole mol
Intensidade luminosa,
Candela
cd
1.Sistemas de Unidade Absoluto Existem três sistemas de unidade absoluto: o C.G.S.(CGS), oGiorgi (MKS), e oinglês (FPS). De todos estes, as magnitudes fundamentais são comprimento, massa, etempo. As diferentes unidades destes três sistemas são apresentados na Tabela 1. Quando as magnitudes de calor são usadas, é conveniente definir a unidade de temperatura. Para os sistemas CGS e MKS, a unidade de temperatura é definida em graus centígrados (oC), enquanto que para o sistema Inglês é definido em graus Fahrenheit (oF). Unidades de calor são definidos independentemente do sistema de unidades.
Magnitude
CGS
MKS
FPS
Comprimento (L)
1 centimetro (cm)
1 metro (m)
1 pé (ft)
Massa