Sistema internacional
COLEGIADO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DOCENTE: PAULA BASTONE
DISCENTE: PETERSON MIRANDA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DATA: 28/09/2012
SISTEMA INTERNACIONAL
Podemos definir o Sistema Internacional (SI) como sendo um conjunto entre atores, postos em um ambiente particular, com um determinado nível de conexão entre si e influenciados por uma regulação preexistente.
Para alguns autores o SI é o meio onde se processam as relações entre os diferentes atores que compõem e fazem parte do conjunto das interações sociais que se processam na esfera do internacional, envolvendo seus atores, acontecimentos e fenômenos. Ademais, podemos acrescentar nesse contexto o fato do mesmo ser o ambiente, cenário e o palco através do qual acontecem as Relações Internacionais.
Segundo Merle, o Sistema Internacional pode ser caracterizado pela sua contraposição ao sistema doméstico, destacando-se como sua característica essencial a anarquia. Dessa forma no SI a ordem surge das relações que se efetivarão entre a dinamização dos atores, a lógica, a sobrevivência e o choque de interesses. Isso levará a um ambiente de incertezas que dependendo do momento será revezado entre dois eixos: o da cooperação e do conflito.
Nesse contexto o poder funciona como precedente para que essa oscilação se efetive. No entanto, por mais que as diversas teorias levem a perspectivas de conflito, cooperação e ordem todas elas apontarão a anarquia como sendo a raiz do SI. Todo e qualquer sistema, incluindo o internacional, tem uma composição própria que envolve sua estrutura, dimensão e consistência.
As expansões marítimas europeias com Portugal, Holanda e Espanha dão o ponta pé inicial para o início desse processo. Atualmente no cenário internacional, toda ação política inclui forças do próprio sistema. Outra característica do SI é a heterogeneidade. Isso faz referência às diferenças que temos entre seus fenômenos e atores.
Existem tipos distintos de atores