Tendência de pedagogia Brasileira
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas graças aos movimentos sociais e filosóficos. Também tem sido marcada pelas tendências liberais, preparando os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, no sentido de reprodução dos valores e normas da sociedade. Não devendo ser usada uma de forma isolada, em toda a sua docência O professor deve se apropriar de todas as tendências pedagógicas, para saber qual será mais eficaz de acordo com a situação e para uma melhor qualidade de atuação.
A realização de uma prática docente realmente significativa é fundamental para os professores ter o conhecimento dessas tendências e perspectivas objetivas e nortear o trabalho do educador, ajudando a responder questões sobre as quais deve se estruturar todo o processo de ensino, tais como: o que ensinar? Para quem? Como? Para quê? Por quê?
Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) de acordo com a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Que são organizadas em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia progressista.
A Pedagogia Liberal é apresentada nas formas Tradicional; Renovada progressista; Renovada Não diretiva; e Tecnicista. A Pedagogia Progressista é subdividida em Libertadora; Libertária; e Crítico-social dos Conteúdos.
Seguem as explicações das características de cada uma dessas formas de ensino. Porém, ao analisá-las, deve-se ter em mente que uma tendência não substitui totalmente a anterior, mas ambas conviveram e convivem com a prática escolar.
1) Tendências Liberais – É a ideia que o aluno deve ser preparado de acordo com suas habilidade aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.
1.1) Tradicional – Este ensino e