FORMA O DE DOCENTE
A formação de professores constitui elemento fundamental para se atingir aos objetivos visados pela educação, uma vez que é o professor que em sua prática, operacionaliza as grandes linhas propostas pelas reformas educacionais. Estas por sua vez, devem estar adaptadas a realidade presente na sociedade em que se inserem.
Os professores precisam ser bem formados, com a necessidade de uma formação inicial e continuada sólida e de qualidade, teórica e metodológica, uma formação que possibilite ao professor o acesso aos conhecimentos necessários a sua atuação profissional.
A formação docente é a base para que um professor possa assim realizar seu trabalho, garantindo que seus alunos aprendam, ou seja, se apropriem de novos conhecimentos, assim contribuindo para ampliar a compreensão sobre a realidade e a transformação da sociedade.
Essa formação ocorre num processo contínuo e não linear, que envolve toda a vida pessoal e profissional do professor, desde suas experiências formativas estabelecidas nos diferentes espaços de convívio social, até a qualificação formal por meio dos cursos de formação inicial e continuada.
O conhecimento faz parte do trabalho do professor, tanto como objeto do seu trabalho, quanto como condição necessária ao exercício da sua função, ou seja, enquanto saberes que subsidiam e orientam o desenvolvimento da prática pedagógica.
PAPEL DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO EM DIFERENTES PERÍODOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
O professor é sempre um sujeito do seu tempo e que responde as demandas e aos problemas da sua época. À medida que se transformam as relações sociais de produção material da vida humana, transformam-se também os conhecimentos.
Hoje podemos dizer que os aspectos principais que tem determinado a vida humana na nossa sociedade estão relacionados com as proposições, as características e as tendências do capitalismo na contemporaneidade.
O papel do professor significa tomar decisões pessoais e individuais