RELATORIO
Realizar reações químicas diversas, equacioná-las e classificá-las;
Prever a ocorrência ou não de algumas reações químicas, analisar a ocorrência de reações de dupla-troca (precipitação, formação de substância volátil, etc) e de deslocamento;
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar um experimento realizado no laboratório químico do Colégio 2 de Julho registrado no dia 05-06-2014, iniciada e terminada no mesmo dia.
Com o mesmo podemos perceber que as reações químicas são fenômenos que ocorrem aos milhares em diversas situações e condições ao nosso redor. Às vezes percebemos algumas delas, mas muitas vezes não a notamos.
Procedimento
Materiais utilizados:
• Bastão
• Bicarbonato de sódio
• Colher (de chá)
• Dois béqueres (um grande e um pequeno)
• Vinagre
• Naftalina
Paço a paço:
Aproximadamente 80 ml de vinagre são depositados no béquer maior com o auxilio do bastão, logo em seguida acrescentamos duas colheres (de chá) cheias no béquer maior, causando assim uma reação química. De imediato, não é possível notar a reação ocorrida com a mistura do vinagre e do bicarbonato de sódio, mas passado cinco minutos apos a mistura já se pode observar que começa a se formar pequenas bolinhas e se pode sentir um odor mais ou menos forte liberada pela reação química.
É depositado um pouco dessa reação no béquer menor e coloca-se uma unidade de naftalina e se percebe de imediato que a naftalina na reação química depositada no menor recipiente que se da à impressão que a naftalina aumenta de tamanho. Concluímos que o bicarbonato e sódio apresenta a fórmula química NaHCO3. O vinagre é uma combinação de água com 5% de ácido acético. Como os dois componentes apresentam substâncias químicas, quando combinados, ocorre uma reação. A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido