Tendencias pedagogicas
BIOLÓGICAS – CAMPUS DE ALEGRE
Disciplina: Didática Geral – 4º período – 2º semestre/2011
Professora: Gláucia Maria Ferrari
AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR E SEUS
PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir para a formação de professores.
A prática pedagógica é um dos elementos fundamentais na educação, contudo, não podemos resumi-la a partir de uma única concepção, muito pelo contrário, existem várias concepções de aprendizagem, teorias epistemológicas, entendimentos sobre a educação que, de alguma forma, embasam as diversas práticas pedagógicas.
Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. O modo como os professores realizam o seu trabalho na escola tem a ver com esses pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente.
Quais as práticas pedagógicas que você utiliza enquanto educador? Qual a relação que podemos estabelecer entre as práticas pedagógicas e as teorias de aprendizagem? Podemos dizer que existe uma prática pedagógica específica da
Educação Básica (infantil e médio)?
Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese dessas diferentes tendências pedagógicas, cujas influências se refletem no ecletismo do ensino atual, emprega-se, nesse trabalho, a teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos: liberais e progressistas, que utiliza como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Assim vamos organizar o conjunto das pedagogias em dois grupos, conforme aparece a seguir:
- Pedagogia liberal
- tradicional
- renovada