TGA - TEORIA NEOCLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO
1. Ênfase na prática da administração;
2. Reafirmação dos postulados clássicos;
3. Ênfase nos princípios gerais da administração;
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados;
5. Ecletismo nos conceitos.
Vejamos cada uma dessas características:
1. Ênfase na prática da administração
A teoria neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração e pela busca de resultados concretos e palpáveis. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.
2. Reafirmação dos postulados clássicos
A teoria neoclássica é como uma reação á enorme influência das ciências do comportamento no campo da administração em relação aos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares, para isso retomam grande parte do material desenvolvido na teoria clássica.
3. Ênfase nos princípios gerais da administração
Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de administração que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados
Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos, como meio de avaliar e desempenho das organizações.
5. Ecletismo nos conceitos.
Embora se baseiem na teoria clássica, os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes. Devido a esse ecletismo, a teoria