Tendencias do mercado de farinha de trigo
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
MBA: PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING
MARCELO MOCELIN
TENDÊNCIAS DO MERCADO DE FARINHAS DE TRIGO
Joaçaba
2010
MARCELO MOCELIN
CÓD. UNOESC: 17278
TENDÊNCIAS DO MERCADO DE FARINHA DE TRIGO
Estudo de caso apresentado como requisito final para a obtenção do título de Especialista em Marketing da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC Joaçaba.
Orientador:
Tendências do mercado de farinha de trigo.
O segmento moageiro passa por um processo de concentração e sua elevada capacidade ociosa gera “guerra de preços”. A concorrência neste setor interna e externa (principalmente com farinha de trigo proveniente da Argentina) resulta no aumento da segmentação de farinhas. Já a indústria de alimentos é caracterizada pelo aumento da concentração das empresas de massas e biscoitos, incremento da segmentação de mercado e crescimento das alianças estratégicas com empresas estrangeiras. Também ocorre a importação de massas e biscoitos.
No setor de distribuição de alimentos, cresce a relevância dos supermercados e das franquias, enquanto as padarias assumem o papel de lojas de conveniências. As mudanças observadas no mercado consumidor indicam o aumento do consumo de massas e biscoitos em contraste com a redução do consumo de farinha de trigo.
Os consumidores finais também estão mais exigentes por produtos diferenciados, demandando segmentação de mercado. Nos ambientes institucional e organizacional, ocorre à abertura dos mercados e a integração comercial com países do Cone Sul
O quadro abaixo representa uma síntese dos fatores de competitividade do setor moageiro no Brasil
|Mercado atual |
|Capacidade ociosa próxima aos 40%;