Temática nas séries iniciais
FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E FORMAS DE AVALIAÇÃO.
RESUMO:
O presente relato de pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental: concepções e formas de avaliação. O objetivo principal deste trabalho foi compreender a concepção dos professores em torno da avaliação no ensino de arte e os métodos que os mesmos utilizam para tal prática. Seguimos nesta pesquisa a perspectiva metodológica qualitativa com abordagem exploratória. Para o estudo empírico foram realizadas entrevistas e questionários com 8 professores polivalentes de 4 escolas, sendo duas públicas e duas particulares de Ensino Fundamental do município de Caruaru-PE. O presente texto é fruto da interpretação destes dados baseados em teóricos críticos da educação e da arte.
Palavras-chave: Avaliação, ensino, arte. INTRODUÇÃO A realização do referido trabalho se deu devido a motivações e interesses pessoais pelo tema e pela inquietação no que se refere principalmente aos métodos avaliativos do ensino de Arte. As concepções e os métodos avaliativos na disciplina de Artes nas escolas causam inquietações e geram controvérsias entre muitos educadores. Em alguns casos a disciplina e suas formas de avaliação são tratadas como irrelevantes ou menos importantes que as demais disciplinas, situação essa que gera aulas pouco interessantes e distantes do real ensino de arte, o que implica diretamente na avaliação.
A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem sido vista apenas como o ato de julgar os conhecimentos, atitudes e aptidões que os alunos adquiriram no decorrer de sua vida escolar, onde muitas vezes é feita a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam, do que “acertou” e do que “errou”. E esse julgamento ou vocabulário baseado no certo ou errado se estende aos alunos que julgam a si e aos outros se utilizando desses termos e das concepções que o