Tempos e Metodos
TEMPOS E MÉTODOS
TEMPOS E MÉTODOS
Trabalho de Projeto Integrado como conclusão do 2º Módulo do curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial. Área de concentração: Empresa Metalúrgica. Profº Orientador: Michel Floriano.
RESUMO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS
Segundo (MAXIMIANO, 2004;TOLEDO,2004)
“Taylor foi precursor da gestão científica do trabalho e do estudo do tempo e do movimento, ou cronoanálise. Sua carreira teve inicio na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh, onde realizou as suas famosas experiências, racionalizou o trabalho permitindo que apenas 1 operário fizesse o trabalho de 4. Fanático da avaliação dos métodos e seus tempos acreditavam que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva”.
Frederick Taylor explicava que há sempre um método mais fácil e rápido de executar uma tarefa e isso pôde ser observado quando o autor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio das observações dos companheiros vizinhos. Isso demonstrou que com observação e analise de dados à organização poderia produzir mais, para o patrão e também melhorar ao máximo a prosperidade do empregado.
A decomposição de operações possibilita eliminar movimentos inúteis e ainda simplificar, racionar ou fundir os movimentos úteis proporcionando economia de tempos e esforço do operário. A partir disso, determina-se o tempo para execução das tarefas mediante o uso de um cronômetro. Taylor foi a primeira pessoa a usar o cronômetro para estudar o trabalho e, portanto é chamado “Pai do Estudo do Tempo”
A cronoanálise tem sua