tempos e metodos
Modelagem e Analise dos Sistemas de Produção - Prof. Ms. Paulo Roberto Hiene
EXERCÍCIOS DE TEMPO PADRÃO
1. Uma Operação de Furação de um tarugo de aço 4130 de = 5,00 0,02 mm é composta pelos seguintes elementos abaixo:
Descreva a seqüência para a obtenção do Tempo Padrão considerando a Habilidade = A2 (0,13) e Esforço = B1 (0,10). Considere a Tolerância Pessoal = 5%, Fadiga Básica = 3% e Iluminação “Abaixo do Recomendado” = 2%. Considerar que o número de observações para cada Elemento leva a um CV abaixo de 1%.
2. Uma determinada Operação em um processo produtivo foi separada em Elementos para efeito de obtenção do Tempo Padrão. O tempo foi obtido em um cronômetro centesimal. Os tempos com os respectivos Fatores de Habilidade e Esforço são B1 e F2:
O Operador trabalha numa Posição anormal de trabalho curvado, Empurra (de forma intermitente, mas faz parte de um ciclo maior de trabalho) um peso de 20 libras (1 libra = 0,45 quilos) = 9 quilos e a tarefa possuí Média monotonia.
Com os dados acima se pede:
1. Defina se o número de observações é adequado para cada elemento cronometrado.
2. O Tempo Cronometrado da Operação.
3. O Tempo Normal da Operação.
4. O Tempo Padrão da Operação.
5. Explique a diferença entre o tempo Cronometrado e o Tempo Normal.
6. Discuta a aplicabilidade do Tempo Padrão nas organizações.
3. Um estudo de tempos de uma operação de preparação de uma máquina acusou um tempo médio de 27,50 min. A velocidade do operador avaliada pelo cronometrista foi de 103% e a empresa concede 30 minutos para lanches e 25 minutos para atrasos inevitáveis em um dia de 8 horas de trabalho. Determinar o tempo normal e o tempo padrão da operação.
4. A lanchonete Max Burger fez um estudo de produtividade e anotou os tempos necessários para o preparo de um sanduíche. As tolerâncias são de 15%. Determinar o tempo normal e o tempo padrão. Se a estimativa de demanda máxima é de 50