Química
Ainda que os cursos tenham formação generalista nas quatro grandes áreas da química, algumas faculdades oferecem habilitação específica, como química industrial, tecnológica ou ambiental. Outros cursos são voltados para um setor específico, como alimentos, petróleo ou têxtil. A UFPel e a USP-Ribeirão Preto têm o curso de Química Forense, que usa as aplicações da química e da toxicologia no campo judicial. A Unicamp oferece licenciatura integrada em química/ física (veja mais no verbete Física).
Quando você pensa num químico, que imagem lhe vem à mente? Um cientista descabelado, com enormes óculos, misturando líquidos das mais diferentes cores ao som de coisas borbulhando em tubos de ensaio?
Descabelado ou não, esse cientista, que preferimos chamar de Profissional da Química, não trabalha em porões escuros, mas em todos os tipos de indústria que você for capaz de listar. E por uma razão muito simples: todo o mundo material é formado por elementos e substâncias químicas. Isso inclui itens básicos como a água, o ar e a terra, e também produtos de consumo obtidos por processos industriais como o papel, as bebidas, os fertilizantes e o mouse do seu computador.
Por isso, o químico pode trabalhar não só nos laboratórios, mas em todas as atividades que exigem o acompanhamento de um profissional. Estas atividades envolvem: projeto, planejamento e controle de produção; desenvolvimento de produtos; operações e controle de processos químicos;