Tempos velozes
P odemos interpretar que visão sistêmica é a forma como o administrador observa a empresa como um todo e consegue entender como funcionam os seus processos internos e externos e com isto ser assertivo na definição de ações e tomada de decisões com o objetivo de trazer eficiência e eficácia para os processos da empresa.
A visão sistêmica pode ser uma característica natural do administrador que tem a capacidade de analisar, ponderar e avaliar suas decisões de forma geral na empresa, mas também é uma competência que pode ser desenvolvida se trabalhada gradativamente com empenho e dedicação do profissional.
Vivemos uma época onde o que aprendemos ontem já não é mais diferencial e sim requisito obrigatório, como por exemplo, curso de informática e línguas. O profissional de “veteranos” a “geração Y” para se sustentar no mercado deve estar em constante atualização, e parafraseando o professor Robert Steven Kaplan, o sucesso depende de um processo corajoso e de conhecimento pessoal.
As empresas estão cada vez mais exigentes na contratação de profissionais e além da qualificação técnica os profissionais necessitam de habilidades pessoais, tais como resiliência, espírito de equipe, liderança, ética, empatia, criatividade, além de estarem preparados para constantes mudanças, como diz Cortella “quando o jogo e a estratégia mudam rapidamente, não basta se contentar com o possível. É preciso fazer o seu melhor”.
Realmente para quem quer se manter no mercado e buscar crescimento profissional a ordem é qualificação, investimento em educação, acompanhamento de palestras, leitura de livros, revistas, sites, enfim arregaçar as mangas e manter-se sempre atualizado.
Com a inovação nos processos do comércio eletrônico e sua forma acelerada e acentuada de conquistar os mais diversos consumidores, devido a sua comodidade, muitas empresas estão em fase de adaptação com este novo mercado. Sem dúvidas a era digital trouxe avanços indiscutíveis para a forma como trabalhamos