Tempos modernos
Relacionar o filme Tempos Modernos com o contexto da Revolução Industrial.
Burguesia x proletariado
A revolução industrial teve início por volta de 1750, na Inglaterra. Com ela surgiram novas ferramentas e máquinas capazes de substituir vários braços humanos. Os trabalhadores acabaram constituindo uma nova classe social, o proletariado, onde podemos caracterizar como uma grande massa de trabalhadores, que só tinha sua força de trabalho para oferecer no mercado de trabalho. Havia também a burguesia que é caracterizada como uma classe detentora do capital por meio da produção, sendo os chefes.
Com a invenção da máquina á vapor, os trabalho dos operários passavam a serem disciplinadas pelo ritmo das máquinas, subordinando os homens as máquinas.
Dessa maneira podemos citar como exemplo, o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, onde mostra a realidade da Revolução Industrial, nele podemos observar a industrialização gerando subempregos, e gerando diversos problemas sociais e pessoais. Chaplin retrata a ideia do operário-massa, onde tinha que trabalhar no ritmo das máquinas, quase não tinha tempo para suprir suas fisiológicas. E quando tinha havia uma vigilância em cima.
As fábricas não ofereciam ao trabalhador condições dignas de trabalho, geralmente trabalhavam em locais úmidos e com pouca ventilação.
Os operários além de trabalhar por longas jornadas de trabalho tinha sua alimentação de péssima qualidade, fazendo com que diminuíssem sua expectativa de vida. Além dos homens, trabalhavam mulheres e crianças e a jornada de trabalho era qual para todos, e quando ocorria algum acidente não eram perdoados, sofriam severas punições, assim era a vida dos trabalhadores.
Desta forma os trabalhadores, reagiam aos problemas sociais, condições de trabalho e salários, através de associações e sindicatos, exigindo melhores condições de trabalho, salários e direitos