Revelaçao e inspiração
Nome: Onilda de Mattia Macarini
Qual a diferença entre Revelação e Inspiração?
R: A Revelação enriquece os conhecimentos do homem beneficiado por ela. A inspiração não enriquece os seus conhecimentos, mas ilumina aquilo que ele já possui, a fim de que possa empregar esses conhecimentos de uma maneira mais conforme a mensagem de Deus.
Explique processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.
R: A inspiração da Bíblia teve 4 elementos principais: Deus como causa, A ação do Espírito Santo, O homem como instrumento, A autoridade escrita.
Deus é o autor da Bíblia, e através da ação do Espírito Santo usou o homem como instrumento com toda a personalidade de cada escritor dos livros contidos na Bíblia, para trazer a mensagem da redenção do homem através de Jesus Cristo, e mostrou a autoridade da Palavra, pois cada profecia contida no antigo testamento foi cumprida no novo testamento comprovando a veracidade da Palavra.
A Inspiração plenária é a posição teológica completa e adequada de inspiração, justifique.
R: A inspiração plenária é o conceito que diz que toda a Bíblia foi inspirada por Deus inclusive na escolha das palavras respeitando a personalidade e contexto de cada escritor, afirmando assim a veracidade e divindade da Bíblia. Esse conceito é o mais condizente com o que diz a Palavra, pois foi a maneira que Deus usou para transmitir a mensagem de redenção ao Homem.
O que é Iluminação?
R: A iluminação é o que esclarece a Palavra de Deus, é a influência do Espírito Santo para desvendar as coisas espirituais aos espirituais.
Trata-se de uma benção.
Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os.
R- a bíblia é composta por 66 livros, escrita num período de 1.600 anos por cerca de 40 autores em línguas diferentes e em lugares diferentes, e não se conheciam mesmo