Inspiração
2. DOUTRINA DA REVELAÇÃO
3. REVELAÇÃOAs Escrituras, tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento, apresentam um relato da maneira pela qual Deus Se manifestou na história humana.Sem a revelação divina, sem o devido conhecimento do verdadeiro caráter e da vontade de Deus, a humanidade pereceria alienada por causa da culpa e do pecado.“Cumpre-nos conhecê-Lo tal como Ele se revela a si mesmo” (Ellen G. White, CBV. p. 409).
4. REVELAÇÃOA palavra revelação vem do latim revelare, ou seja, retirar o véu, descobrir algo que estava oculto.Deus se revela em de palavras e ações, através de muitos diferentes canais, embora mais plenamente na pessoa de Jesus Cristo.A intenção de Deus é que, através desta revelação, os seres humanos possam conhecê-Lo e estabelecer com Ele uma relação salvadora, que trará a vida eterna.
5. REVELAÇÃODaniel 2:19-23Jeremias 47:1Levítico 19:1Hebreus 1:1-2Apocalipse 1:1
6. REVELAÇÃOA revelação de Deus é dividida é duas partes:Revelação GeralRevelação Especial
7. REVELAÇÃO GERAL1. Natureza2. Seres Humanos3. História
8. REVELAÇÃO GERAL: NATUREZATodos os aspectos do Universo em que vivemos são manifestações da glória e da sabedoria divina.Salmos 33:9A natureza encontra-se deturpada pelo pecado e da mesma forma que demonstra a sabedoria e a glória divina, também demonstra decadência, doença, desastre e morte.
9. REVELAÇÃO GERAL: HUMANIDADEMesmo em sua condição caída, os seres humanos carregam as marcas de sua origem divina.As Escrituras sugerem que os seres humanos possuem um conhecimento intuitivo de Deus: a consciência e o senso do bem e do mal.Atos 17:22-23
10. REVELAÇÃO GERAL: HISTÓRIAAs Escrituras apresentam Deus como o Senhor tanto da natureza quanto da história da Terra.Os relatos proféticos e históricos da Bíblia sempre retratam Deus como dirigindo os negócios das nações e julgando-as e a seus governantes.Daniel 5:25-28
11. REVELAÇÃO ESPECIAL1. As Escrituras
12. REVELAÇÃO ESPECIALNa condição