inspiração
Profecia:
Orientações para a
Igreja Remanescente
Organizado por Renato Stencel, diretor do Centro White, 2013
A Dinâmica da Inspiração:
Olhando de Perto as
Mensagens de Ellen White
Juan Carlos Viera
Renato Stencel (org.) 2013
O modelo “visionário” de inspiração
Muitos cristãos acreditam no modelo “visionário.”
Esse modelo sugere visões de caráter sobrenatural na qual o profeta exibe sinais de ser controlado por um poder sobrenatural. Tais sinais, como ficar sem respirar, ter força anormal, ou falta de força, podem ser achados no testemunho dos profetas bíblicos assim como em Ellen White.
Renato Stencel (org.) 2013
O modelo “visionário” de inspiração
O modelo visionário também inclui experiências à parte de sonhos visões, assim como teofanias, na qual a presença real de um ser celestial é visto ou ouvido. Moisés no deserto de Midiã e Josué nos planaltos de Jericó receberam suas mensagens pessoalmente de seres divinos reais e presentes.
Renato Stencel (org.) 2013
O modelo “testemunho” de inspiração
• No modelo “testemunho”, Deus parece inspirar o profeta a dar o seu próprio testemunho das coisas vistas e ouvidas.
• Os evangelhos de Mateus e João são resultado do modelo “testemunho”. Esses apóstolos não necessitavam de uma revelação sobrenatural para contar a história de Jesus; eles fizeram parte da história. Renato Stencel (org.) 2013
O modelo “histórico” de inspiração
Os livros de Marcos, Lucas, Atos, Êxodo, Josué, Esdras e Ester descrevem o modelo “histórico” de inspiração. No modelo histórico, Deus inspira o profeta a procurar por informações em fontes como registros históricos, relatos de testemunhas oculares, e tradições orais e escritas.
Renato Stencel (org.) 2013
O modelo “histórico” de inspiração
O modelo histórico de inspiração também nos permite entender melhor porque Ellen White inclui registros históricos – muitas vezes de fontes seculares – nos seus escritos