inspiração
No âmbito do módulo, Logística – Conceitos e Fundamentos, foi solicitado a elaboração de um trabalho escrito cujo tema para desenvolvimento e pesquisa é a evolução da logística.
Ao longo das próximas páginas, será demonstrado o que é a logística e o quanto a sua visão e interpretação têm vindo a alterar ao longo dos tempos.
A evolução da logística
Ao longo dos tempos a logística tem vindo a adquir várias conceções, sendo hoje em dia uma ferramenta fulcral numa empresa, que tem a capacidade de decidir o sucesso ou insucesso da mesma.
Dada a sua abrangência e áreas de ação, torna-se bastante difícil atribuir-lhe um conceito propriamente dito.
Consultando o livro “Logística: Conceitos e tendências” de Benjamim Moura, pode-se verificar distintas definições de diversos autores e instituições.
Para a Association Française des Logisticiens d'Entreprisesi, a logística “é o conjunto de atividades que tem por fim a colocação, com um custo mínimo, duma quantidade de produto no local e no momento em que existe procura. A logística abarca, pois, todas as operações que condicionam o movimento dos produtos, tais como: localização das fábricas e entrepostos, abastecimentos, gestão física de produtos em curso de fabrico, embalagem, formação e gestão de estoques, manutenção e preparação das encomendas, transportes e circuitos de entregas."
Já para Ballouii, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."
Contudo, a logística, ao longo dos anos, tem vindo a adquirir várias fases. Há apenas algumas décadas atrás, esta área era considerada apenas como um meio de apoio numa