Aprendendo Frações com uso de objetos educacionais
PATRÍCIA ALVES DE OLIVEIRA1
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus de Jequié patrícia.olliveira@ymail.com MARIÂNGELA SANTANA SANTOS2
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus Jequié mariângela.17@hotmail.com NÚBIA PEREIRA SANTANA2
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
n.ps@hotmail.com
RESUMO
O estudo de frações pode deixar de ser um mero exercício mecânico de aplicação de técnicas e tornar-se uma atividade prazerosa, imbuída de significado com o auxilio de um objeto educacional. As estratégias sugeridas para esse fim é uma proposta de intervenção no ensino fundamental no subprojeto de Matemática do PIBID da UESB campus de Jequié com o uso de jogos que envolvem os conceitos fundamentais de frações com o uso do objeto educacional. Os alunos conseguiram compreender os procedimentos de conceitos de fração,simplificação,operação e representação de fração o uso do objeto veio dinamizar e facilitar o processo a cada atividade que era sugerida pelo software.
PALAVRAS –CHAVE: fração .objeto educacional . ensino.aprendizagem
INTRODUÇÃO
O conceito de fração está muito presente no nosso dia-a-dia e em diversos contextos. Na escola, é vivenciado a partir da 3ª série do Ensino Fundamental. Porém, é possível perceber que, mesmo as crianças passando um considerável tempo de instrução escolar, enfrentam uma série de dificuldades para adquirir a sua compreensão.
A aprendizagem das frações não é uma tarefa tão fácil, pois envolve a articulação de várias outras idéias, tais como: quociente, medida, razão e equivalência, entre outros.
Com as frações as aparências enganam. Às vezes as crianças parecem ter uma compreensão completa das frações e, ainda assim, não o têm. Elas usam os termos fracionais certos; elas falam sobre frações coerentemente; elas resolvem alguns problemas fracionais; mas diversos aspectos cruciais das frações ainda lhes escapam. De fato, as aparências