Tempos modernos
O filme mostra no início um homem trabalhador em uma indústria e pressionado pela produção ele começa a desenvolver uma espécie de distúrbio e passa a ter problemas de relacionamentos com a empresa, seus companheiros de trabalhos e consigo mesmo.
Esses distúrbios o leva ao hospital onde depois de um tempo de tratamento ele se considera apto para retomar a vida. Mas não é isso que acontece, contando com uma série de fatores contrários ele acaba se envolvendo com o que não queria e vai preso. Depois de um tempo preso ele consegue a liberdade e a possibilidade de retomar, mas mais uma vez cria problemas contando sempre com sua natureza para a confusão.
Por fim, ele acaba se envolvendo com uma jovem de um caráter comprometido e seduzido por ela tem o seu próprio caráter também comprometido. Os dos terminam sem nada.
A mensagem do filme Tempos Modernos é um pouco obscura, mas creio que ela retrata os problemas causados pela pressão que cada pessoa sobre nas organizações. Se observado por este lado, o filme torna-se atual e embora vivamos a era da informação, da tecnologia e comunicação, a pressão pelo resultado parece não ter mudado muito desde que o filme foi lançado.
Um aspecto muito negativo do filme é que assim como ocorre em outras produções há uma apologia ao crime e isso quase passa como uma coisa normal e perfeitamente aplicável em situações de dificuldades. Acho que esse é um ponto a analisar com cuidado, especialmente se você pretende usar o filme em empresas, áreas motivacionais ou para fins pedagógicos. Não deixe de apontar este aspecto, caso o seu público não o perceba.
É um filme pouco empolgante e demasiadamente cansativo. Tive de usá-lo como atividade complementar na faculdade. Acho que muita gente faz isso,