Tempos modernos x teoria científica
Frederick Winslow Taylor é o fundador da administração científica, que tem como objetivo alcançar a máxima eficiência industrial.
Taylor desenvolveu um sistema de pagamento por peça, ou seja, quanto mais o operário trabalhar, mais irá receber. Para ele o objetivo da boa administração é pagar altos salários e ter baixos custos de produção, para isso a administração deve aplicar métodos científicos.
Taylor começou por baixo, junto com os operários do nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, descompondo os seus movimento e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os. Verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Concluiu que se o operário mais produtivo que recebe a mesma remuneração que o colega menos produtivo, dai a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais.
Com a administração científica as condições de trabalho melhoram, já que passou a ser um a elemento muito importante no aumento de eficiência, com isso as instalações tiveram melhorias. Mas todas as melhorias estavam ligados ao conceito de que era, essenciais para o ganho da eficiência do trabalhador. O trabalho obteve uma padronização com o objetivo da aplicação de métodos científicos para ter uma igualdade e reduzir custos, também tinha uma supervisão funcional, onde cada área tenha um supervisor especializado.
O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin faz uma clara crítica a administração científica, mostrando que na realidade das industrias, onde realmente casa operário tinha uma função específica, casa área com uma supervisor especializado, o trabalho era padronozado e seguia um ritmo de prodição conforme a gerência ditava.
INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO
Aluna: Yara da Silva