Tempo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 QUALIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE NA INCLUSÃO ESCOLAR 4
2.1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4
CONCLUSÃO...............................................................................................................6
REFERÊNCIAS 7 INTRODUÇÃO
A história da humanidade registra que em cada época as diferentes culturas constroem concepções a respeito da potencialidade humana e, consequentemente, determina ações e procedimentos para programar padrões aceitáveis.
A situação de hoje é a formação inadequada dos profissionais de educação com a inclusão e o atendimento por parte da sociedade às crianças e jovens com NEE – Necessidades de Educação Especial, que passam a receber um atendimento assistencial, antes de serem incluídos na educação básica.
QUALIDADE DE FORMAÇÃO DOCENTE NA INCLUSÃO ESCOLAR
A inclusão escolar está articulada a movimentos sociais mais amplos. A discussão sobre a formação de educadores para a educação de todos, para a inclusão e escolarização adequada de pessoas com dificuldades de aprendizagem surgiu a partir da Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, Tailândia em 1990.
A formação de professores é, sem dúvida, o aspecto determinante para a efetivação de uma política de inclusão educacional. De acordo com Barreto (2000), devemos ter como fonte de preocupação nos cursos de formação de professores a ênfase na aprendizagem de todo e qualquer aluno. O futuro professor precisa aprender que todos seus alunos deverão participar coletivamente da construção de um saber, levando em conta as suas necessidades, mas possibilitando-lhes oportunidades para transformarem-se em sujeitos construtores de sua própria história.
1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A formação continuada de professores, segundo Arantes (ORG.) (2006), deve ser um compromisso dos sistemas de ensino comprometidos com a