Tempo de Trabalho e Tempo Livre
LIVRE
INTRODUÇÃO
Na esfera da produção material, observase que o homem tem de lutar com a natureza para satisfazer suas necessidades, bem como para manter e reproduzir a vida. Isso vale tanto para o homem selvagem quanto o civilizado, sejam quais forem as formas de sociedade e o modo de produção.
INTRODUÇÃO
Observa-se ainda que ao aumentar a necessidade que o homem tem também aumenta as formas de produção para o homem satisfazer-se. Sendo que a liberdade neste domínio só pode consistir no intercâmbio racional do homem com a natureza, para chegar-se no desenvolvimento humano. E segundo Marx a condição fundamental desse desenvolvimento humano é a redução da jornada de trabalho.
REDUÇÃO DA JORNADA DE
TRABALHO
A redução da jornada diária de trabalho tem sido uma das mais importantes reivindicações do mundo do trabalho, uma vez que se constituiu num mecanismo de contraposição a extração do sobretrabalho.
REDUÇÃO DA JORNADA DE
TRABALHO
A reivindicação pela redução da jornada de trabalho também tem por objetivo tentar minimizar o desemprego estrutural que atinge muitos trabalhadores.
Não tem caráter imediato.
REDUÇÃO DA JORNADA DE
TRABALHO
“A questão do tempo implica uma possibilidade de domínio sobre a vida dos indivíduos e sobre a organização do tempo de trabalho e da produção capitalista ao tempo da vida urbana”.
(Paoletti, 1998)
REDUÇÃO DA JORNADA DE
TRABALHO
A redução da jornada de trabalho não implica necessariamente na redução do tempo de trabalho. “Um trabalhador contemporâneo, cuja atividade seja altamente complexa e que cumpra um horário de sete horas por dia, trabalha muito mais tempo real do que um trabalhador de outra época que estava sujeito a trabalhar quatorze horas diárias. A redução formal do horário corresponde a um aumento real do tempo de trabalho”. (Bernardo, 1996)
OS SENTIDOS DENTRO E FORA DO TRABALHO
Segundo o autor, uma vida